INFORMATIVO e DICAS
Eventos que participamos em Outubro de 2004, com o Sistema de Ventilação e Climatização Ambiental Vesper Ventfog.


Casamento da Angélica com Luciano Hulk realizado na Marina da Glória.


36 º Congresso de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, realizado no Riocentro, pavilhão 5.




36º Congresso de Ortopedia 
Foto do piso térreo e superior do 36º Congresso de Ortopedia e Traumatologia_SBOT, no Riocentro.
Nestes dois pisos foram instalados 30 ventiladores Vesper de 88 cm de diâmetro com climatização dinâmica.

36º Congresso de Ortopedia
No SBOT, em volta do Pavilhão 5 do Riocentro, instalamos alguns turbo-ventiladores com aspersão dinâmica que lança a névoa a mais de 20 mts de altura para climatizar completamente o ambiente ao redor.

Feira Construir
Foto de um stand, no pavilhão 4, da Feira Construir, que utilizou os Tubos Infláveis Coloridos Vesper com altura de 4 mts. Com esse tubo inflável, o stand fica mais em evidência. Este é
mais um produto Vesper para locação disponível em diversas cores.

Além dos eventos acima, participamos neste mês em 11 outros menores, como no Fórum do Rio de Janeiro, Palestra no Campus da UFRJ, Babilônia Feira Hype ( Jockey Club e Casa Shopping), etc.


DICAS

    Decoração

  • Na produção de um evento não considere como ponto principal, o aspecto puramente decorativo.
    Para obter-se uma boa ventilação e /ou climatização do ambiente, prefira uma decoração que obedeça ao padrão técnico proveniente de um parecer técnico sobre a circulação do ar no ambiente
    .
    Temos notado que, em certos eventos, a ventilação ou climatização do ambiente são ignorados ou deixados em segundo plano. Não é à-toa que vemos nos jornais, comentários sobre o evento que estava bem decorado mas o calor insuportável. Veja um exemplo na reportagem, em anexo, sobre um evento no Jockey Club, onde a produtora cancelou a ventilação no ambiente (clique para ver).
    O ambiente bem ventilado ou climatizado, junto com uma boa decoração, traz muito mais destaque para a sua produção, devido ao bem estar que as pessoas sentem no ambiente.
  • Ventilação / Climatização

  • O corpo humano produz constantemente calor e odores e, ao mesmo tempo em que consome oxigênio, produz CO2 e vapor d'água.
    A quantidade de calor, odores, CO2 e vapor d'água é proporcional ao nível de atividade das pessoas e será tanto maior quanto pior for a ventilação ou a climatização do ambiente.
    Se temos pessoas sentadas num auditório são necessários: uma renovação de ar 37 m3/hr por pessoa para dissipar os biofluentes geradores de odores, CO2, vapor d'àgua e calor.
    Se fosse numa danceteria, precisaríamos 5 vezes mais.
    Os critérios de conforto (odores, calor, etc) serão satisfeitos, se a taxa de ventilação for tal que a concentração de CO2 no ambiente não ultrapasse 1000 ppm (norma ANSI/ASHRAE 62-1999).
    Imagine agora um evento sem ventilação ou climatização, com "x" número de pessoas gerando calor, odor, CO2, vapor d'água, além dos fumantes. Fora isso, tem-se também o calor gerado através das paredes, lonas da tenda, telhados, tubulações, iluminação, equipamentos, etc.

  • Tendas

  • Para uma melhor Ventilação ou Climatização, escolha Tendas que tenham as laterais com altura acima de 3,5 mts. Evite tendas com 3 mts.

  • O Ventilador deve sempre ser direcionado acima da cabeça das pessoas pois o vento em cima incomoda. Esse e um dos motivos que devemos escolher Tendas Altas.

  • Com os ventiladores instalados em tendas altas, o vento percorre uma trajetória linear sem obstáculos, o que aumenta a eficiência da ventilação ou da climatização no ambiente.

  • Evite unir várias Tendas para se ter uma maior. Tendas juntas dificultam a circulação interior do ar e, no topo de cada tenda, cria-se bolsões de ar quente que irão ocasionar aumento da temperatura no ambiente.

 



Rua Flávia Farnese, 132 - CEP 21.042-260 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 2560-4286 - Fax: (021) 2561-7519