:: Tipos de Ventiladores ::
COMERCIAL
São mais resistentes que os residenciais, devido à sua utilização ser mais constante e com uma vazão média entre 100 à 300 m³/minuto.  Normalmente são fabricados em plástico.
INDUSTRIAL
Devido à sua utilização em lugares mais severos e variados ambientes, são possantes e robustos, com vazão superior à 300m³/min.
SUPER INDUSTRIAL
São muito mais robustos por serem fabricados em metal e as engrenagens e sem-fim do sistema de oscilação são fabricados em aço e bronze. A Vesper  é a única indústria que fabrica este  tipo de ventilador. São indicados para lugares bem severos com uso de 24 horas por dia. Por serem fabricados em meta, sua vida útil é bem superior aos demais.
FIXO
São mais indicados para ambientes médios e grandes que necessitam de ventilação mais intensa, uniforme e localizada, com um ótimo alcance linear. Por não possuir peças móveis como no modelo oscilante, tem baixo custo de manutenção e uma durabilidade bem maior. Banda de Ventilação: estreita com um alcance longo.
OSCILANTE
São indicados para ambientes médios e pequenos, onde a ventilação é mais necessária nas imediações do ventilador com uma ótima ventilação lateral com menor alcance. Banda de ventilação: Larga com alcance médio à pequeno.
Funcionamento
Basicamente é o de movimentar o ar num ambiente através da hélice, que ao girar desloca uma quantidade de ar à um volume específico, expresso em m³/minuto.

O volume de deslocamento da hélice é calculado tomando por base de cálculo o número de pás de hélice, a rotação do motor e o deslocamento (vazão) específica do ventilador. A medição do deslocamento (vazão) de ar do ventilador é medido com um anemômetro a frete do ventilador onde temos a medida do deslocamento livre em m³/min. 
Fatores relevantes
A escolha de um ventilador tem muito a ver com o seu volume de deslocamento de ar, porque quanto maior for a sua capacidade, maior a sua área de ventilação. Portanto, a escolha de um ventilador não deve se restringir ao diâmetro da hélice mas também ao volume de deslocamento de ar em m³/min.
Considerações
Ao especificar a compra de um ventilador, determine os seguintes parâmetros:
  • Fixo ou Giratório (Oscilante).
  • Comercial, Industrial ou Residencial.
  • Diâmetro do ventilador: 8" (20cm) à ±40" (1metro) de Hélice.
  • Volume de deslocamento do ventilador.
  • Com ou sem Suporte de Parede.
  • 127 ou 220 volts.